Dengue! Repele esta ideia.
- Matheus Ferraz
- 28 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
E aí que o novo xerife da cidade tem nome e sobrenome: Aedes Aegypti!

Mal havia começado as chuvas de janeiro e inúmeros casos de Dengue brotaram pela região. O surto é tão preocupante que segunda-feira levei meu irmão á Unidade de Saúde do bairro e o enfermeiro me relatou que somente naquele dia ele havia atendido 38 casos de suspeita de Dengue. Tirando claro ás suspeitas de Zika que são cada vez mais reincidentes.
Sabemos que o número de agentes endêmicos de Timóteo é inferior ao necessário, em contra partida Prefeitura vem realizando vários mutirões contra a Dengue. Mas, de nada adianta você se esforçar para manter sua casa limpa se seu vizinho não está em sintonia com a situação ou se do lado de sua casa acontece um tomorrowland de Aedes em um terreno baldio.
Se por um lado não há condições de acabar com os mosquitos por outro podemos impedi-los de nos picar. Deixarei algumas dicas de repelentes caseiros que achei no Tua Saúde em seguida, faça bom proveito e lembre-se, prevenir é sempre melhor que remediar, a Dengue mata.
Repelente para adultos e gestantes
Os repelentes caseiros também são ótimas opções para se proteger contra os mosquitos porque possuem aromas que são desagradáveis para estes e não contém substâncias tóxicas que possam prejudicar o organismo, sendo ótimas opções para adultos, crianças e gestantes.
Um excelente repelente caseiro para o mosquito da dengue, que pode ser usado por adolescentes e adultos, incluindo as mulheres grávidas é o de cravo-da-índia, muito utilizado por pescadores, porque o cravo da índia é rico em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas. Veja a receita:
Ingredientes
500 ml de álcool de cereais;
10 g de cravo-da-índia;
100 ml de óleo de amêndoas, mineral ou outro qualquer.
Modo de preparo
Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manha e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.
Como usar repelente caseiro
Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas, e reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de 3 horas, após este período ele deve ser reaplicado em toda a pele sujeita à picadas.
Outra orientação importante é pulverizar este repelente também por cima das roupas porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando a pele.
Aplicar esta loção nas superfícies que costumam ter formigas também é uma ótima forma de afastá-las. Mas, se as formigas costumam ficar no açúcar, o que se pode fazer é colocar algumas unidades de cravo da índia dentro do açucareiro.
Repelente caseiro para bebês e crianças
Outro ótimo repelente caseiro para bebês, a partir de 2 meses de vida, é o creme hidratante com óleo essencial de alfazema.
Ingredientes
1 embalagem 150 ml do hidratante Proderm
1 colher de óleo essencial de alfazema
Modo de preparo
Num recipiente de vidro misture muito bem o conteúdo de cada uma destas embalagens e depois guarde-a novamente no frasco do Proderm. Aplique em todas as áreas do corpo expostas ao mosquito, diariamente, de 6 a 8 vezes por dia.
O complexo B possui um aroma que afasta os mosquitos, prevenindo suas picadas. Mas uma forma de complementar deste tratamento caseiro é acender uma vela de citronela, que também é um excelente repelente natural em cada cômodo da casa para manter os mosquitos afastados.
Por hora é só, espero ter ajudado e que o Aedes passe longe de sua casa.
Comments