Não ao Futebol moderno!
- Matheus Ferraz
- 6 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
E aí que enfim resolvi falar de futebol. Não tenho ideia de por que causa, motivo, razão demorei tanto. Talvez seja pelo leque infinito de possibilidades a serem tratadas dentro do tema. Futebol é vida!
Vamos lá, como não posso escrever um almanaque, mas apenas um pequeno texto vou focar em uma vertente.
A modernização do futebol!!!
Vamos tentar entender essa tragédia. A tecnologia está aí, em todo canto, em todo lugar. Você compra um celular e antes de sair da loja chegam 3 modelos mais modernos, operários constantemente trocados por maquinas. O comodismo que as tecnologias nos oferecem chega a nos deixar doentes, se não físico, pelo menos mentalmente.
Isso abalou de forma irreparável o futebol.
Após a copa, as antigas Gerais e os alambrados deram lugar para cadeiras numeradas e camarotes vips. No Mineirão, onde se pagava 10 reais na geral para “tentar” ver o jogo em pé entrou o monopólio da Minas Arena com suas cadeiras a quase 200 reais. Ah, não posso me esquecer, é proibido ficar em pé. E por favor, não erre sua numeração.
Se por um lado bandeiras, papel picado, sinalizadores e baterias foram proibidas, um item parece obrigatório: O celular. Aquele show que vinha das arquibancadas com músicas, vibrações e palmas virou um show de selfies. E quando a câmera da emissora de TV vem? é uma guerra para “aparecer na TV”. Quantas vezes você é tampado durante o jogo quase todo por um cartaz que apenas mandava um beijo para alguém?
Não vou entrar no detalhe: Estádio não é lugar para desfile de moda.
Sabemos que não podemos ser radicais nem irracionais, muitos itens colocavam sim em risco a integridade dos demais. Muitas e muitas alterações vieram para melhorar e muito a vida do torcedor. E sim, toda melhoria gera um custo, custo este que acabou revertido no valor dos ingressos.
Porém o que não deveria acontecer é a substituição da PAIXÃO pelo MODISMO. Hoje o FATO (Ir ao estádio) tem muito mais valor para uns do que o MOTIVO (O amor pelo clube), o torcedor moderno tem em sua ida ao estádio como principal motivo o Aparecer.
Será que isso começou dentro dos campos com os altos salários? Ou será que foi a elitização dos telespectadores que refletiu dentro dos campos? Quem começou a tirar selfies primeiro? A torcida ou os jogadores da seleção? Nós paramos de cantar e vibrar antes deles pararem de jogar?
Prefiro deixar para comentar o que vem acontecendo dentro das quatro linhas em outro texto.
O que eu, assim como todo amante de Futebol deveria fazer é esperar e torcer muito para que Futebol Americano, UFC, Basquete nos ultrapassem em audiência, em telespectadores e popularização. Quem sabe assim Futebol volte a ser um esporte de apaixonados, onde apenas os verdadeiros restarão? Não custa sonhar né?
Enquanto isso fico aqui ansioso para mais um Acesitano. Pelo menos no campeonato Municipal enxergo nos times amadores de minha comunidade lampejos do esporte que me encantou desde cedo e me cativou!
Me despeço de vocês deixando algumas imagens das torcidas, misturando as eras com a certeza de que nem preciso informar quais estão no grupo do Antes e qual está no Grupo do Depois.



















Comments